quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Atividades do 1º encontro

Módulo 1

atv 1 - Desenvolvendo habilidades do sec XXI
p.11 passo 1 e passo2 enviar por email aboniolode@prof.educacao.rj.gov.br

atv 2 - compare a sala de aula que voce estudou com a sala de aula de hoje
suas experiências escolares... comentar no blog

Módulo 2
 Aprendendo fundamentos básicos sobre computadores e internet

pag 28 passo4
atv1- Pesquise um plano de aula sugestivo e mande por email o site que encontrou o o titulo do plano, pode mandar o link do plano escolhido.

atv 2
pag 31
Quais recursos da internet você poderia utilizar para aumentar sua eficiência e melhorar suas práticas
como profissional da educação? Como você pretende utilizar tais recursos? comente  no blog

Módulo 3
Desenvolvendo o Penamento Crítico e Colaboração

pag35 atv1 mod3
principais atividades e invenções passo1 e 2 em uma só resposta- enviar por email

pág 38 at2 mod 3
escolher um conflito dos alunos ao trabalhar em grupo  e idenficar possiveis soluções
enviar por email

Ao final postar um comentário das impressões e expectativas do 1º dia de curso

até a próxima aula dia 05 -10 terça feira

32 comentários:

  1. Para o primeiro dia, o curso foi bem dinâmico e a mensagem foi dez.
    Amei a professora.

    bjs
    Albertina

    ResponderExcluir
  2. O encontro foi 10. Dinamismo a mil por hora. Momento de encontro. Possibilidade de repensar práticas e compartilhar experiências. Vlw...
    Renato Mata

    ResponderExcluir
  3. Ativ.2. Módulo1 Comparando a sala de aula.

    Aprender implica em primeiro lugar "interesse".Sendo o contexto muito diferente, houve aprendizado do que foi passado e da forma como era ensinado. Sentia necessidade de muitos conteúdos serem trabalhados de forma mais prática, de acordo com nossas vivências. Mas havia mais respeito e isso possibilitou o aprendizado.As experiências foram positivas, tanto é que me tornei EDUCADOR.

    Renato Mata

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Refletindo sobre o Módulo 2 p.31

    As ferramentas, como o computador e a internet por serem de domínio do público jovem,acrescentarão uma nova roupagem ao "velho" jeito de ensinar. Bem como possibilitarão a troca de conhecimentos e experiências que levarão a uma participação mais efetiva da turma.

    Em se tratando de Língua Portuguesa e Redação, os editores de textos, o powerpoint e a internet ajudarão na construção do conhecimento de forma mais criativa e interativa.

    Renato Mata

    ResponderExcluir
  6. Atividade 2, Módulo I-Comparando a sala de aula

    Fui educado à base do quadro, giz, cartilha, livros,etc.,porém o ambiente era bom e existia o respeito.Da forma como fui educado, remetendo à época,sentia uma necessidade de relacionar o conhecimento passado à prática. Lógico que com o avanço tecnológico, nossos alunos têm uma oportunidade ímpar de colocar em prática o aprendizado.
    Fabricio.

    ResponderExcluir
  7. Atividade 2 – Módulo 1

    Meu aprendizado foi pautado em respeito aos meus professores, principalmente. Então, aprendia tudo o que era ministrado por eles, de maneira tradicionalíssima, já que não se falava em construtivismo ou qualquer outra teoria de aprendizagem. E, detalhe! Aprendia-se TUDO e muito bem!
    Gostava muito de ser reconhecida como boa aluna, inteligente... RS
    Quanto às frustrações, sinceramente, não as tive. A única coisa que realmente me traumatizou era estudar matemática com meu pai. Ele fazia as vezes de professor particular, mas não tinha a menor habilidade para ensinar, apenas sabia todo o conteúdo que eu estava estudando e por uma questão de economia, me ajudava nas tarefas. Infelizmente, esse “jeitinho carinhoso de ensinar” causou-me um enorme trauma, e isso se arrasta até hoje!

    ResponderExcluir
  8. ATIVIDADE 2 - p.31

    A internet hoje pode ser um potente aliado dos professores, favorecendo o desenvolvimento dos alunos e facilitando o contato fora da sala para atividades complementares.
    Porém, para utilizar-se essa infinidade de recursos da internet em nossas salas de aula, primeiramente é necessário que tanto os alunos, como os professores (principalmente) passem pela chamada “alfabetização tecnológica”, através de cursos como esse que estamos fazendo, que possibilitariam o uso elementar de tantos recursos fantásticos, disponíveis na rede.
    Para que essa expansão e universalização de tais recursos ocorra, precisa-se, também, de um conjunto de iniciativas pioneiras como a disponibilização de softwares educacionais nas escolas, existência de rede de sites nacionais especializados que contenham materiais e recursos digitais para alunos e professores e, por fim, a utilização efetiva desses meios na sala de aula e na sociedade, após ter sido feita a capacitação de professores para o uso das NTIC’s.
    Com o que eu sei hoje e dentro da minha área de trabalho, poderia tranquilamente utilizar com meus alunos o correio eletrônico (email), grupos de discussão, fóruns ou chats. Além disso tudo, minhas aulas ficariam ainda melhores se houvesse a possibilidade de uma prática de pesquisas e acesso a sites, regularmente, onde acrescentaríamos um conhecimento maior dos assuntos a serem abordados em sala de aula. Tais iniciativas possibilitariam a troca de informações e universalização de conceitos e uma maior efetivação da construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  9. Como primeiro dia de curso, nosso encontro foi bem proveitoso. Tudo rendeu muito, as atividades foram dinâmicas e a mensagem foi muito interessante e apropriada para os tempos turbulentos que estamos vivendo.
    Quanto as minhas expectativas em relação ao curso é que eu possa aprofundar meus conhecimentos a respeito de tecnologias da informação e comunicação, para melhorar e dinamizar minhas aulas.

    ResponderExcluir
  10. Atividade 2,Módulo1,pág 14
    Estudei em escola pública no ensino fundamental
    e no médio de maneira tradicional.
    Mas com ótimos professores. E minha Formação de
    Professor em escola particular de maneira mais
    tradicional.
    Não fiquei presa ao tradicionalismo,muito pelo
    contrário sou um profissional aberto para mudanças e sempre buscando inovações.
    Procuro me auto-avaliar.Gosto da minha profissão e me sinto realizada dentro do meu tarbalho de alfabetizadora. O que me frustava na época que estudava, sempre foi minha timidez quando queria tirar dúvidas com o professor; mas sempre tive amigos que me ajudavam.

    ResponderExcluir
  11. Refletindo sobre o módulo 2, pág 31
    nº 1 As aulas podem ser apresentadas em slide,com os conteúdos propostos. Como motivação para a turma e como um recurso didático inovador.
    nº 2 Os recursos da internet
    Excell - no trabalho de planilha
    Foto Shop - Ediçaõ de imagens
    PowerPoint - Apresentação de trabalhos, com aulas expositivas.

    Grupo: Lurdinha,Luciene e Marilia

    ResponderExcluir
  12. Tudo que aprendi, desde a educação básica até a faculdade, foi de maneira tradicional, com quadro de giz, livro didático e a palavra dos professores. Lembro-me bem do carinho e o respeito que tínhamos por esses profissonais,que para nós eram sábios e extremamente necessários à nossa educação.

    ResponderExcluir
  13. Refletindo sobre o módulo 2, pag 31
    A internet facilitaria como ferramenta de trabalho pois poderíamos trabalhar com uma infinidade de recursos, tais como: Correio Eletrônico (e-mail), sites de pesquisas, chats,e outras que trariam uma dinâmica maior para as aulas e conquistariam mais o interesse dos alunos.

    ResponderExcluir
  14. Ao final do primeiro encontro me senti bombardiado. Parecia um daqueles alunos que escuta um professor que só tem uma hora e trinta minutos por semana para passar sua matéria, tendo assim que acelerar o conteúdo. Risos.
    contudo sei que o tempo é curto mesmo e que essa introdução é ais fácil. Temos assim que ralar em casa mais um poco.
    A turma é maravilhosa e a professora um espetáculo. Profissionalismo e animação. Um luxo!!!
    Qu7e os próximos encontros sejam animados e divertidos como o primeiro e que possamos ao final desse curso sermos profissionais mais capacitados e mais unidos enquanto grupo.
    Abraços para todos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Módulo 1 ativ.2. Minha aprendizagem foi aquela tradicional da época, já que sou um cinquentão muita cópia, ditado e os pontos para casa. A partir da 5ª série começou a cobrança dos exeecícios para casa e as provas relâmpagos. A minha frustração está ligada ao autoritarismo de certos professores e da direção..foi a época do AI-5. Detesto autoritarismo e festas de escola acho que é trauma.

    ResponderExcluir
  16. No caso da Geografia e da História a INTERNET nos apresenta um leque de opções...eu preciso de um certo impulso para iniciar as minhas atividades à la internauta, pois sou preguiçoso meio Caymi...

    ResponderExcluir
  17. O primeiro encontro do curso foi ótimo. Bem ao estilo sec.XXI: dinamico e objetivo. O maior problema(pra quem odeia fotografia "eu") é que a prof é fotografa, e cada movimento pra ela é um flash!!!Gde abraço!Ate o proximo encontro!

    ResponderExcluir
  18. Ativ.2. Módulo1 Comparando a sala de aula.

    As novas tecnologias vieram para ficar e os recursos para você fazer uma aula diferenciada são inúmeros. Diferentemente do que fazíamos no passado, hoje, a cada instante, percebemos que o perfil dos alunos mudou e precisamos acompanhar de perto essas mudanças com aulas inovadoras. Mas, havia nas escolas do passado algo encantador e que realmente me traz boas recordações e saudade. Era a magia encontrada em cada mestre. Mesmo com parcos recursos em sala de aula, ele tornava-se grande quando deixava no quadro negro a sua capacidade enorme de ensinar.O máximo que tínhamos de recursos multimídia eram os mimeográfos e as cartolinas que usávamos para apresentação de trabalhos.Eu aprendi muito com meus queridos professores de Ensino Fundamental. Hoje, quando olho para trás, entendo porque eu quis tanto ser uma professora! Tenho sorte de contar com recursos tecnológicos que a cada dia inovam-se mais e mais.

    ResponderExcluir
  19. Ativ.2 - Módulo 1
    A educação no meu tempo, e bota tempo nisso;foi voltada para respeitar a professora e fui alfabetizada com a cartilha SODRÉ,"A pata nada";aquela verdinha, com uma menina de trança na capa; o caderno era "Avante" com o hino Nacional na capa;arguição de tabuada, conto Ofeônica; etc.Mas aprendia tudo o que era ensinado.O respeito ao professor possibilitava a aprendizagem.
    Que saudade de uma infância feliz!
    Albertina

    ResponderExcluir
  20. Refletindo sobre o Módulo 2
    Vivemos em um mundo tecnológico, estamos utilizando essa novas ferramentas mesmo sem nos darmos conta, quando usamos o cartão magnético, pagamento de contas via internet, terminais bancários... Mas, esses paradigmas tem nos causado desconforto, pois como orientar nossos alunos se nem mesmo o professor tem "acesso"? Os alunos, crianças, adolescentes, estão dentro desse mundo repleto de informações, de novidades tecnológicas convivendo diariamente com isso, por tanto o professor não pode se excluir diante dessas tecnologias. O uso adequado das tecnologias no ambiente escolar requer cuidado e atenção por parte do professor, para avaliar o que vai ser usado e reconhecer o que pode ou não ser útil, para facilitar a aprendizagem de seus alunos tornando-os críticos, cooperativos, criativos e pensantes.
    Albertina

    ResponderExcluir
  21. maria savia pereira costa12 de outubro de 2010 às 12:50

    Ah, foi muito bom o primeiro encontro em que podemos nos conhecer melhor e ao mesmo tempo compartilhar as visões diferentes de uso tecnologia na sala de aula.

    ResponderExcluir
  22. maria savia pereira costa12 de outubro de 2010 às 12:52

    Como você foi ensinado: Com atividades no quadro e com livros didáticos em que não se dava chance ao aluno de participar ativamente das aulas.
    Do que você gosta:Das leituras e interpretações de texto e da relação professor –aluno quanto ao respeito.
    Suas frustrações : O aluno não podia expor o seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  23. maria savia pereira costa12 de outubro de 2010 às 13:16

    Refletindo sobre o módulo 2
    O computador como uso de tecnologia na sala de aula é bastante viável para melhorar a qualidade das aulas por meio de pesquisas na internet,por meio de comunicação através de e-mail e ainda na utilização de data show como recurso tecnológico .Observa-se que com uso da tecnologia a educação pode se tornar mais atraente para o aluno o que pode contribuir para uma melhor aprendizagem ,mas isso não quer dizer que se deve utilizar somente as tecnologias como forma de recurso para se chegar a aprendizagem pelo contrário ela deve ser vista como uma aliada do processo ensino –aprendizagem.

    ResponderExcluir
  24. maria savia pereira costa12 de outubro de 2010 às 13:24

    Comentário do curso
    O primeiro encontro foi bom, esclareceu bastante dúvidas e podemos aprender o nome de alguns caracteres do computador e suas funções .Desejo aprender ainda como melhor formatar textos e aprender a trabalhar com o power point .
    Quero dizer ainda que é muito bomter uma OT tão paciente e instruída para nos ensinar!Beijos!!!

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito da 3º aula do curso.
    Mas continuo com dificuldades espero
    vencê-las;sei que vou conseguir com a ajuda da Cristina e dos amigos do curso.
    Gostaria de aprender a utilização do data show!
    bjos..

    ResponderExcluir
  26. Mod1-Atv2-passo1
    sou fruto de uma escola tradicional , onde o professor ensinava e os alunos aprendiam. Aprendi muita coisa, principalmente a respeitar as idéias dos outros e a colocar as minhas sem ferir ninguém. Não trago frustrações nem limitações dessa época de escola, pelo contrário tenho saudade4s da inocencia vivida naquela época. Hoje os alunos ao invés de participar do processo aprendizagem, tazem para as salas de aula informações maldosas [, namoro, sexo, etc...
    Estamos no século XXI , de posse de novos métodos de ensino e do avanço tecnológico para troca conhecimentos aluno x professor, e nos frustramos com os resultados.

    ResponderExcluir
  27. Mod2-atv2-pag31
    através de uma maior dinamização das aulas através de arquuivos em pps, power point, atualizando e ampliando conhecimentose enriquecendo os conteúdos, bem como propondo atividades interativas em sites como racha-cuca, webquest, etc

    ResponderExcluir
  28. Amiga dinamizadora,
    descupe a demora, ´pois tive problemas com a net.
    beijos...
    Mil

    ResponderExcluir
  29. Atividade 01 e-mail
    Ao se formarem em nosso sistema educacional, o que seus alunos precisam saber para que sejam bem sucedidos no ambiente de trabalho do século XXI?
    Saber ler, escrever, interpretar e buscar o conhecimento necessário, ou seja, desenvolver competências que o torne um ser competente e competitivo no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  30. Ao realizar as atividades: Utilizando Planilhas do módulo 8, e Planejamento de Plano de Ação,Power Point pude vivenciar a importância dessa aprendizagem,no cotidiano,do meu trabalhho de professor docente.

    ResponderExcluir
  31. Vivemos em um mundo revolucionário,onde a atualização para os profissionais da área de educação se faz necessária,para proporcionar um ensino de qualidade.É um novo olhar para o professor de hoje. E quem esta abrindo nossos olhos para termos esse olhar, é você Ana Cristina, Obrigado por tudo! Vc é 10!!!
    Bjos...Ficaremos com Saudades !!!

    ResponderExcluir